Produtora anuncia show de banda com aproximação neonazista em São Paulo

No centro Rob Darken; quinto integrante usa camisa com sol negro, símbolo usado por grupos neonazis (Divulgação)
A loja de discos Hammer Of Damnation publicou em sua página oficial no Facebook, um cartaz anunciando o show da banda polonesa Graveland, em São Paulo, no dia 21 de maio de 2017. O evento é batizado de Hammer Of Damnation Fest, conforme o nome da loja. Também dividirão o palco com os poloneses as bandas brasileiras Iron Woods, Sigfadhir e Walsung.

Graveland é conhecido por associação ao nazismo. O líder e fundador da banda Rob Darken, de 48 anos, costuma dar declarações favoráveis a Adolf Hitler.

Anúncio feito pela organização do show
- Eu respeito Adolf Hitler por todos os seus grandes feitos contra o mundo judaico-cristão. Tenho muitos amigos nazistas e eu os apoio. Muitas pessoas chamam o Graveland de banda nazista. Não tenho nada contra. Eu penso que o movimento Nacional Socialista é uma das maneiras de salvar o nosso mundo. O paganismo e o nazismo têm muitas ideias em comum. O Graveland sempre teve problemas por causa de nossas ideias extremas, mas eu nunca tive medo de mostrar o que eu penso. Agora o movimento N.S. tem inspirações da crença pagã e mitologias porque a fé é uma grande arma contra todos os inimigos da raça branca – declarou Darken ao zine Empire of Hate.

Em 2008, a Alemanha proibiu a venda de quatro álbuns do Graveland alegando ser "inseguro para os jovens". Na Europa, o Graveland foi vetado de se apresentar ao vivo, conforme a banda publicou em resposta a um fã na sua página oficial. 

Após a banda publicar sobre o tour latino, fã pergunta sobre possibilidade de concerto na Europa (Reprodução)

Vale ressaltar que no Brasil apologia ao nazismo é crime, conforme prevê o artigo 20 da Lei 7.716/89. Se condenado, o acusado pode ficar de dois a cinco anos preso e também paga multa.

Os CDs, LPSs e outros produtos de merchandising do Graveland são vendidos normalmente no Brasil. 

Na América Latina, também estão marcados shows na Guatemala, El Salvador, México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

12 comentários :

  1. Deveriam fazer um abaixo-assinado no facebook com as pessoas que não querem esse tipo de banda no Brasil .
    Eles exaltam a raça ariana ,porque querem vir a um país miscigenado como o Brasil ?
    incoerência ou falta de vergonha na cara .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. $$$$$$$
      o Nazismo bebe na mesma fonte do cristianismo. São farinha do mesmo saco.

      Excluir
  2. bando de lixo hipócrita, fica pregando supremacia de raça e vem aqui pegar dinheiro de latinos, povos que sempre foram miscigenados...

    ResponderExcluir
  3. deveriam tomar ovadas no palco pra deixarem de ser metidos a besta, porquê falam de nazismo , racismo, mas quando é pra vim ganha dinheiro , dos latinos sabem vim , falando merdas. bestas! ovada nos seus shows em suas caras seus bestas !

    ResponderExcluir
  4. Já enfiaram o rabo entre as pernas e deletaram tudo sobre a festa e o show. Que continuem assim.
    ANTIFA!

    ResponderExcluir
  5. Esse vocalista pra mim é um idiota
    Será que ele não viu que o país deles também sofreu nas mãos do seu amado Hitler
    Francamente o Metal não merece ser representado por uma porcaria de pessoa dessa
    O Metal não vai ser abalado , porque o Metal e imortal

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, mais uma associação desse tipo de ideologia preconceituosa com a ideologia do paganismo nórdico, o que, como admirador e estudioso amador de tal (como também de outras culturas pagãs, incluindo as nossas), é completamente equivocado. Sei de todo contexto histórico dessa associação, mas uma filosofia oposta ao que usam como "reforço" para sustentar essas babaquices é evidenciada no que se tem registrado (mesmo que, muitas vezes, alguns registros foram influenciados pelo contexto da época, como foi no nazismo). Contudo, importante frisar que já declaram em algumas entrevistas que as letras da banda em si não fazem apologias a essa ideogia... não as conheço a fundo (tenho 2 CDs, até gosto da música, onde não vi nada relacionado, ao menos numa análise básica, não excluo a associação, por não ter essa certeza), então seria um ponto de justificativa para fazerem o show, separando o lado pessoal do artístico. Ainda sim, caso realmente essa distinção ocorra por eles, endosso também que é estranho ter essa ideologia e se prestar a fazer shows para os "não arianos". Acredito que muitos vão ao show pela música e não julgo um comportamento errôneo, mas, pessoalmente, me incomodaria assistir alguém que te acha inferior, com toda essa baboseira relacionada. Um pena não usarem o que a filosofia nórdica tem de melhor pra serem pessoas mais evoluidas, e não esses seres mal resolvidos.

    ResponderExcluir