O que é o 'Vampetaço'? Movimento invadiu a conta do Twitter de Varg Vikernes

Foto: Reprodução da Internet/TMDQA
O músico e blogueiro Varg Vikernes não aguentou a invasão de brasileiros na sua conta do Twitter e restringiu o acesso ao seu perfil nesta semana. A reação veio após o líder do Burzum postar uma lista com os países que odeia e mencionar o Brasil. 

Não bastasse isso, o norueguês ainda chamou os brasileiros de inferiores e vomitou uma série de posts racistas e intolerantes. Numa resposta bem-humorada, os brasileiros publicaram uma enxurrada de fotos e memes do ex-jogador Vampeta pelado para rebater a falta de bom senso de Vikernes. 

O primeiro registro do que viria a ser o "Vampetaço" apareceu em junho deste ano, quando o deputado bolsonarista Douglas Garcia (PSL-SP) usou as redes sociais para pedir que usuários "denunciassem", através do seu e-mail, perfis de pessoas autodenominadas antifascistas. Para surpresa dele, a caixa de entrada do endereço eletrônico foi inundada de fotos do ex-jogador pelado.

Na ocasião, o deputado estadual eleito em 2018 criou um canal de "denúncias" após um movimento de torcidas organizadas de futebol encabeçar um protesto antifascista e contra o presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo, no dia 31 de maio. Incomodado com as manifestações, o parlamentar chamou os então torcedores de "fascistas" e disponibilizou seu e-mail oficial da Assembléia Legislativa para receber os nomes e anexar provas.

Depois desse episódio, perfis brasileiros e grupos de compartilhamento de mensagens autodeclarados conservadores, também viraram alvo das investidas que consiste em enviar fotos do ensaio de Vampeta para a G Magazine, revista voltada para o público gay, feito em 1999. 

A treta com Varg Vikernes

De acordo com site Whiplash, Kristian "Varg" Vikernes usou recentemente o Twitter para publicar uma lista com os 10 países que ele odeia e o Brasil entrou na quarta posição ao lado de nações, tais quais, Estados Unidos, Arábia Saudita, Tailândia, Polônia e Israel, que encabeça a relação.

Os brasileiros não aceitaram bem essa lista e começaram a responder Vikernes. Numa das postagens, segundo o site, ele justificou seu ódio respondendo a um internauta "O que NÃO há para odiar no Brasil? Gostaria de um Brasil completamente despovoado".

Em outras publicações Vikernes se referiu aos brasileiros usando o termo alemão Untermensch, usado pelos nazistas para definir povos considerados "inferiores". Ainda continuando a polêmica, o norueguês criticou os brasileiros por serem um povo "MUITO misturado", em referência à miscigenação racial.

Não demorou muito e a conta oficial de Varg Vikernes no Twitter, além de ser inundada de fotos de Vampeta pelado, também recebeu algumas do ator pornô Kid Bengala. 

Até o momento o Twitter não tomou iniciativas acerca das mensagens de ódio postadas por Vikernes, que, pelo que informa a política da empresa, pode violar suas diretrizes. No Youtube ele já teve a conta banida em 2019 por incitar propaganda neonazista.

Nenhum comentário :

Postar um comentário