Denúncia contra apologia ao neonazismo tem agressão a repórter

O repórter Luís Adorno, do UOL, acusou um policial militar sem identificação na farda de empurrá-lo enquanto gravava uma confusão envolvendo um manifestante antifascista contra três jovens que ostentavam símbolos com aproximação neonazista, na tarde deste domingo (14), na Avenida Paulista.

De acordo com as imagens gravadas pelo jornalista, dois deles usavam camisas do Burzum, sendo uma delas com suásticas nas mangas. O outro estava usando uma camisa da banda sueca Watain, na qual tinha o guitarrista Set Teitan, acusado de fazer saudação hitlerista numa foto que circulou na internet em 2018.

Foto: Reprodução de vídeo

No vídeo ainda é possível ver um dos policiais militares tentando apaziguar a situação alegando ao denunciante Rafael Ferreira Souza que "democracia é isso". Após cerca de 40 segundos de gravação, o repórter alegou ter sido empurrado e na queda teve a tela do celular danificada.

- Passou três moleques com camisa nazista e a gente tentou expulsá-los, mas os policiais passaram a mão na cabeça deles. Foi quando você (o repórter) foi filmar o que estava acontecendo e chegou o policial te empurrando de propósito para não filmar - disse Rafael Ferreira Souza a Luís Adorno em vídeo publicado no UOL.

O jornalista agredido relatou ter sido orientado pela PM a fazer uma denúncia formal.

RUÍDOZZ entrou em contato com a PM de São Paulo pedindo explicações sobre a conduta do policial em não reprimir os jovens e retornaram em nota:


No Brasil apologia ao nazismo é crime, conforme prevê o artigo 20 da Lei 7.716/89. Se condenado, o acusado pode ficar de dois a cinco anos preso e também paga multa.

Abaixo o vídeo gravado pelo jornalista Luís Adorno:

10 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. São camisas de bandas de black metal, nada tem haver com apologia ao nazismo

    ResponderExcluir
  4. Nada a ver !! Só apenas a estampas camisas de bandas da Europa a maioria são assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooooo arrombaaaado, tem simbolo nazista na porra da blusa, como nada a ver?

      Excluir
  5. "§1º - Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena - reclusão de dois a cinco anos e multa".
    Pode chorar e espernear, mas essa é a realidade.
    De acordo com o inciso, a parte chave no uso da suástica é "para fins de divulgação do nazismo". As suásticas na camisa fazem parte da estética da banda, então está sendo usado para fim artísticos, os rapazes, nesse caso, não estão cometendo crime algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artista que está sendo divulgado e sua arte é nazista.

      Vivemos sobre um regime de excessão do Estado, onde a boa parte da polícia é conivente com o governo federal, esse que não cansa em sinalizar ao nazifascismo. Pode chorar e espenear, mas é a realidade.

      Excluir