Fogo em igrejas, suicídio e assassinatos. Período sombrio do black metal norueguês vai virar filme

A banda Mayhem, do filme Lords of Chaos (Reprodução)
O sueco Jonas Åkerlund, conhecido por produzir videoclipes de Madonna, Lady Gaga, inclusive o aclamado "Lemonade" da cantora Beyoncé, firmou parceria com os estúdios FOX e outras produtoras para dar andamento à produção do filme "Lords of Chaos", inspirado no livro homônimo, que narra fatos do período do Inner Circle norueguês nos anos 1990, que desencadeou uma série de incêndios em igrejas, violência, suicídio e o assassinato do guitarrista Øystein Aarseth, o Euronymous do Mayhem, por Varg Vikernes.

Jonas Åkerlund também foi baterista do Bathory, entre 1983 e 1984, chegando a gravar a faixa The Return of Darkness and Evil, que faz parte da coletânea Scandinavian Metal Attack.

De acordo com o site Deadline, o filme conta com Rory Culkin, irmão mais novo de Macaulay Culkin, interpretando Varg Vikernes, e a cantora pop Sky Ferreira, interpretando a perfeita de Oslo na época Ann-Marit Sæbønes. Os atores Valter Skarsgård, como Bård Faust, baterista do Emperor, e Jack Kilmer, como Dead, também estão confirmados no projeto.

O longa foi escrito pelo próprio Jonas Åkerlund em parceria com Dennis Magnusson, do filme “Inferno na Ilha”, tendo como enredo a história da banda Mayhem, que se tornou notória por conta de suas atitudes de adorar Satã, queimar igrejas, promover caos social e situações bizarras.

Um dos casos bizarros aconteceu em 1991, quando o vocalista Per Yngve Ohlin, o Dead, se suicidou aos 22 anos. Euronymous, ao invés de comunicar à polícia, comprou uma câmera descartável e fotografou o corpo. A foto vazou e se tornou capa de um bootleg pirata intitulado The Dawn Of The Black Hearts. Dois anos depois,Varg Vikernes, do Burzum, assassinou Euronymous com 23 facadas, alegando que o guitarrista tramava matá-lo.

Outro caso no mesmo período foi o assassinato de um homossexual por Bård Faust, ato elogiado pelo baterista do Mayhem Jan Axel Blomberg, no documentário "Until the Light Takes", de 2008. Blomberg é conhecido também por ter feito parte da banda gospel Antestor e por declarações racistas e homofóbicas.

O Mayhem acaba de passar pelo Brasil em turnê.

Nenhum comentário :

Postar um comentário